Minas Gerais apresenta PIB superior ao restante do país na agropecuária e serviços

Especialista explica resultados do PIB de Minas Gerais

PIB de Minas Gerais cresce 3,5% em 2022

O PIB mineiro cresceu 3 e meio por cento em 2022, segundo estimativa da Fundação João Pinheiro. O resultado da economia do estado foi divulgado nesta quinta-feira (16) e aponta um crescimento acima dos 2,9% registrados a nível nacional. Ao todo, o cálculo é de que o Produto Interno Bruto mineiro tenha chegado a quase 225 bilhões de reais no ano passado.

Na comparação com os anos anteriores, Minas ampliou a participação no PIB brasileiro, passando de 9,11% em 2011 para 9,33% no ano passado – o melhor resultado desde 2003.

Segundo o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Raimundo Leal, os números estão ligados, principalmente, ao desempenho dos setores da agropecuária e dos serviços no estado:

“Na agropecuária nós tivemos um crescimento expressivo da produção de soja em 2022, comparado com 2021, enquanto no resto do Brasil houve queda na produção de soja. No caso dos serviços nós tivemos um crescimento bem acima do observado em nível nacional, no caso do serviços prestados às famílias, alimentação fora de casa e alojamento, serviços relacionados com o turismo e a parte do serviços profissionais, prestados por empresas a outras empresas”.

No ano passado, o crescimento não ocorreu de maneira uniforme ao longo de todo o período. O terceiro trimestre registrou o melhor desempenho, com crescimento de 6,1%. Os destaques foram os segmentos de energia e saneamento, agropecuária e a indústria extrativa mineral, além dos transportes.

Para este ano, apesar de ainda estarmos em março, Raimundo Leal já consegue traçar algumas perspectivas para a economia do estado em 2023:

“O que é possível esperar para o ano de 2023, um crescimento de dono de 1,5%, se a gente conseguir esse resultado em termos reais, acho que já é um motivo para comemoração. Entramos no ano de 2003 no cenário de desaceleração muito forte e devemos ter ajuda da agropecuária e da extração mineral agora nesse ano”.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.

Ouvindo...