Adna Feitor Porto, 34 anos. Ana Carolina Assunção, 27 anos. Maria Helena Aguilar, 48 anos. Edna Cordeiro de Oliveira Freitas, 35 anos. Natália Cristina de Almeida Paiva, 27.
Essas cinco mulheres tiveram a vida interrompida pelo mesmo homem: Marcos Antunes Trigueiro, conhecido como o “Maníaco de Contagem”. Nenhuma delas conhecia o assassino até o dia em que foram mortas.
A Itatiaia retoma esse caso para falar de um legado, a mudança na Lei de Execuções Penais depois do crime praticado contra essas mulheres.
A repórter Amanda Antunes conversou com familiares das mulheres vítimas de Marcos Antunes Trigueiro. Entre perdão e medo, eles se unem na saudade e contam um pouco de como a vida seguiu. São mães, filhos e irmãs desejam manter essas mulheres presentes, ainda que na lembrança.
O nome “mulheres com legado” faz alusão à mudança na Lei de Execuções Penais. A mobilização de familiares garantiu que indivíduos condenados por crime de natureza grave contra pessoa, ou seja, crimes hediondos, sejam submetidos à coleta de amostra biológica que, em seguida, é armazenada em um Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Com o cruzamento de dados do sêmen recolhido na vítima, é possível identificar o criminoso e atuar para impedir que ele cometa novos crimes.
Se o BNPG tivesse sido criado antes de 2008, Trigueiro poderia ter sido descoberto já no primeiro crime homicídio, pois tinha condenação anterior por latrocínio, e a morte de outras 4 mulheres poderia ter sido evitada.
Além dos relatos das famílias, a repórter Amanda Antunes ouviu especialistas que analisam os traços de psicopatia do criminoso e também recuperou áudios da época dos crimes.
Ficha técnica
’ A Itatiaia além do crime - Mulheres com legado ‘
Primeira temporada, 4 episódios, lançados semanalmente às quintas-feiras pela manhã
Idealização e Roteiro: Amanda Antunes e Fernanda Rodrigues
Pesquisa e apresentação: Amanda Antunes
Edição: Amanda Antunes e Fernanda Rodrigues
Sonorização e mixagem: Thiago Castro
Edição de vídeo: Naice Dias
Realização: Itacast
Direção de Jornalismo: Maria Claudia Santos
Gerência Digital: Cândido Henrique
Gerente de Vídeo: Armando Oliveira
Coordenação: Fernanda Rodrigues e Jacqueline Moura
Coordenação digital: Marina Borges