Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, denunciam que estão há mais de sete horas aguardando atendimento, nesta terça-feira (28).
De acordo com o belo-horizontino Ernani Castilhos Vieira, alguns pacientes estão no local desde o começo da manhã, às 8h. O paciente relata que a UPA está lotada e que as pessoas recebem uma pulseira de triagem e demoram horas para serem chamadas para consulta.
A Polícia Militar chegou a ser acionada pelos pacientes no local.
NOTA DA PBH:
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a UPA Centro-Sul conta com equipe médica de plantão completa nesta terça, dia 28, sendo 7 clínicos e 1 cirurgião. A escala conta ainda com enfermeiros e técnicos de enfermagem, para apoio no atendimento.
As UPAs trabalham com Classificação de Risco, de acordo com o Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento dos pacientes mais graves, o que pode impactar em tempo maior de espera para os pacientes classificados como não urgentes. O objetivo é estabelecer a prioridade para atenção médica de acordo com a gravidade do caso de cada paciente avaliado. Com isso, o tempo de espera dos pacientes classificados como não urgentes é maior. Das 7h da manhã até as 16h, 148 pessoas foram atendidas, a maioria classificadas como casos leves.
É importante reforçar que todos os pacientes que procuram a unidade são atendidos. Em nenhum momento o atendimento foi interrompido ou negado a qualquer cidadão.”
Por Jovana Meirelles - Sob supervisão da repórter Mariana Cavalcanti)