Norte de Minas
Em Montes Claros, a situação é de emergência. O decreto foi assinado na semana passada é válido por 120 dias e já foram confirmados 238 casos de chikungunya e 21 de dengue. Somente nessa quinta-feira (23), foram notificados 231 casos de dengue, 171 de chikungunya e 11 de zica.
Entre as várias ações, um carro fumacê está percorrendo ruas da cidade para combater o aedes com inseticida. A prioridade, segundo a prefeitura, será dos bairros com índice de incidência.
Januária é a cidade mineira com o maior número de casos de chikungunya registrados no estado em 2022, com dois óbitos, a prefeitura também intensificou as ações contra o mosquito. Neste ano, em um dos mutirões, os moradores foram mobilizados para levar o lixo e, em troca, receber uma muda de árvore frutífera.
Sul de Minas
Varginha está classificada como cidade de médio risco para infestação do mosquito, segundo levantamento realizado na primeira quinzena de janeiro, quando foram encontrados 564 focos do mosquito em imóveis urbanos.
Nas últimas semanas, a cidade confirmou dez casos, quatro somente na semana passada. As ações para tentar controlar o avanço são feitas, como aplicação de fumacê nos bairros com maior incidência de larvas do mosquito e de casos da doença, e o mutirão de limpeza feito toda quarta-feira em um diferente ponto da cidade. Residências de acumuladores de lixo também estão no alvo.
Já em Pouso Alegre tem três casos de dengue e três de chikungunya, segundo o último boletim divulgado pela secretaria de estado da saúde. O mesmo boletim mostra que Poços de Caldas não tem nenhum caso das doenças.
Em Passos, o número de casos de dengue chega a 1.612. Cidades menores também são destaque negativo, como, Itaú de Minas com 132 casos de dengue, São Sebastião do Paraíso com 165 casos e Capitólio com 235.
Triângulo Mineiro
O avanço dos casos de dengue em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem preocupado as autoridades Segundo o último levantamento, a cidade tem 1.125 notificações prováveis de dengue, salto de 32%, em relação aos dados do boletim anterior. Uma morte em decorrência da doença também já foi notificada na cidade. Já Uberaba tem 1.246 novos casos prováveis de dengue e Araguari tem 88 casos - 22 a mais em relação ao último informe.
Central de Minas
Ouro Preto tem risco médio para o Aedes. Pela primeira vez, a rede pública de saúde oferece testes rápidos contra a dengue. A ação visa diagnosticar a doença o quanto antes. Até o momento, o município teve apenas um caso confirmado da doença e, desde 2020, não ocorreu nenhum óbito em decorrência da doença. A cidade também não tem registro de nenhum caso de zika e chikungunya.
Zona da Mata
O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 aponta alto risco de surto de dengue em Juiz de Fora. Porém, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade não apresenta aumento significativo de casos. Em 10 de fevereiro, foram registrados 26 prováveis e 11 confirmados. A cidade também registrou casos de chikungunya, mas os números não foram informados pela pasta.