Com a confirmação da paralisação dos metroviários nesta quarta-feira (15), a ‘linha emergencial’ de ônibus metropolitano que liga o bairro Eldorado, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, ao centro da capital entrou em funcionamento.
O plano do Governo de Minas para a implementação da linha é desafogar a demanda de passageiros do metrô, sobretudo durante o Carnaval.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA), a implementação desse reforço nas linhas de ônibus metroviários é padrão em casos da paralisação do metrô.
A greve
A greve dos metroviários estava prevista para começar nessa terça-feira (14), mas trabalhadores que não aderiram à greve garantiram o funcionamento do serviço até às 20h.
A categoria é contra a privatização do metrô e pede a revogação do leilão realizado no dia 22 de dezembro de 2022. De acordo com o Sindicato dos Metroviários, os 1.600 funcionários do metrô de BH não tiveram nenhuma garantia de emprego após a venda do modal da capital.