Ouvindo...

Jacaré brigão, carpa ‘voadora’ e peixão de 1 metro: veja os registros feitos na Lagoa da Pampulha

Moradores usam o celular para registrar o aparecimento dos bichos que habitam na poluída lagoa

Imagens mostram como vivem jacarés e peixes na Lagoa da Pampulha

Moradores atentos que fazem caminhada na orla da Lagoa da Pampulha registram imagens impressionantes de peixes e jacarés que vivem no local, cartão-postal de Belo Horizonte. E acreditem, não é conversa de pescador! Além do peixão de 1 metro fisgado recentemente na lagoa, o mesmo morador da Pampulha, que prefere não se identificar, já registrou briga de jacarés.

Ele também diz ver com frequência filhotes do réptil tomando sol com as mamães às margens da lagoa, assim como peixes sendo fisgados.

Confira o vídeo:

Outros moradores também usam o celular para registrar o aparecimento dos bichos que habitam na poluída lagoa. No ano passado, Antônio Rodrigues, servidor da prefeitura da capital, fotografou ao menos onze filhotes em um ‘momento de lazer’ com a mamãe. O flagra encheu o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de orgulho.

“Aquela jacaré fêmea que apareceu com onze filhotinhos encheu a gente de orgulho. Coisa mais linda. Nunca tinha visto aquilo. É raro”, vibrou Noman.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os jacarés da Pampulha não oferecem perigo aos humanos, pois não promovem ataques voluntários

Carpa ‘voadora’

Também em 2022, a videomaker Andressa Cassetti registrou o momento em que um pescador fisga um peixe enorme. O homem precisou, inclusive, de ajuda para tirar o bicho da água, que chega ao voar sair da lagoa.

A pesca na Lagoa da Pampulha é proibida. Consumo de peixes dessas águas pode oferecer riscos à saúde, principalmente, no caso de ingestão de água contaminada com organismos patogênicos ou substâncias químicas que podem ser nocivos à saúde humana, alerta a Prefeitura de Belo Horizonte.

Patrimônio

Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2016, a Lagoa da Pampulha tem uma área de 98,4 Km². A Bacia Hidrográfica da Lagoa da Pampulha recebe a contribuição dos córregos AABB, Água Funda, Braúnas, Mergulhão, Olhos D´água, Ressaca, Sarandi e Tijuco, além de sub-bacias de contribuição direta.

Leia também:

Saiba os riscos de pescar e nadar na Lagoa da Pampulha e o que pode causar à saúde

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.