Ouvindo...

Minas Gerais recebe primeiras doses de vacinas bivalentes contra Covid-19

Imunizantes contra novas variantes serão usados em campanha que começa dia 27

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina covid-19 bivalente

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que recebeu um lote com 32.400 doses da vacina Pfizer bivalente contra a COVID-19. Essas vacinas serão usadas na próxima campanha de vacinação, que vai iniciar em 27 de fevereiro.

As doses, assim como as próximas remessas recebidas de vacinas bivalentes, serão armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte e a distribuição será feita no fim do mês.

De acordo com a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a próxima campanha de intensificação da vacinação contra a covid com vacinas bivalentes vai contemplar os seguintes grupos prioritários:

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.