Ouvindo...

Cadastro Escolar 2023: inscrições de vagas remanescentes abrem nesta sexta (27); saiba como matricular

Período de cadastro termina no dia 10 de fevereiro

O período para inscrição segue até o dia 10 de fevereiro

Nesta sexta-feira (27) serão abertas as inscrições para preencher vagas remanescentes do Cadastro Escolar 2023. Os interessados em cadastrar os jovens devem acessar o portal, por meio deste link e seguir as etapas do processo.

É necessário que o responsável preencha o formulário de inscrição e definir o tipo e nível do ensino, além de etapa e turno que o aluno vai cursar neste ano. As vagas estarão disponíveis até o dia 10 de fevereiro.

O Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) disponibiliza os municípios que possuem vagas em aberto, confira o documento.

Após realizar as etapas básicas, o candidato tem o prazo de dois dias úteis para comparecer presencialmente à escola que optou para confirmar a matrícula do menor. Caso o prazo não seja respeitado, a inscrição precisará ser feita novamente.

Documentação

É necessário ter atenção aos documentos exigidos no momento da apresentação presencial para garantir a vaga. Confira a lista abaixo:

  1. Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;

  2. CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

  3. Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

  4. Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;

  5. Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou

  6. Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

  7. Contudo, a SEE/MG esclarece também que para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.