Ouvindo...

Primeira mineira foi vacinada contra a Covid-19 há dois anos: ‘a ciência valeu a pena’

Primeira mineira a ser vacinada contra a Covid-19, em janeiro de 2021, comenta o impacto do imunizante e pede para que todos se vacinem

Técnica de enfermagem Maria do Bomsucesso, de 57 anos, trabalha no Hospital Eduardo de Menezes

No dia 18 de janeiro de 2021, a técnica de enfermagem do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, conhecida como Cecé, foi a primeira pessoa a receber uma dose da vacina contra o Covid-19 em Minas Gerais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), desde então mais de 50 milhões de doses foram aplicadas no estado. Dois anos depois, a profissional da saúde relembra a importância do imunizante na sua vida*.

“Sou uma pessoa grata de ter sido a primeira vacinada e a vacina pra mim foi muito eficaz. Eu não adquiri a doença e a minha família também não. Então, eu tenho certeza que a ciência valeu a pena. Valeu a pena, mesmo, a vacina. Estou com meu calendário completo até minha quarta dose”, relata.

Segundo ela, que ainda trabalha como enfermeira no hospital, nestes dois anos de aplicação de imunizantes contra o Coronavírus, foi possível perceber uma queda drástica de internações e casos graves da doença.

“Os casos diminuíram, não está tendo tanta morte. Nós não estamos precisando de tantos ventiladores, então isso é muito importante. Infelizmente, aqui no hospital nós estamos tendo casos de incidência daqueles que não se vacinaram ou aqueles que estão com calendário incompleto. Mas, graças a Deus, os casos estão sendo mais brandos e não está precisando tanto de ventiladores, está dando pra gente contornar a situação”.

Cecé ressalta a importância para que todos mantenham o calendário vacinal em dia, não apenas contra a Covid-19, mas contra todas as doenças que possuem imunizantes disponíveis pelo SUS.

“Só lamento muito aqueles que não acreditam na ciência e aqueles que não tomaram nenhuma dose, ou aqueles que estão com o calendário incompleto. Eu deixo o meu recado aqui para rever isso. O Covid continua e a gente precisa da vacina, e não só da vacina do Covid, mas de todas as vacinas”.

Leia mais:

Segurança da vacina

Após dois anos do início da vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais reforça a segurança dos imunizantes contra a Covid-19. Segundo o painel Vacinômetro, administrado pela SES-MG, 35% do público-alvo ainda não tomou a terceira dose contra a covid-19.

“Hoje são mais de 50 milhões de doses aplicadas, o que nos deixa mais tranquilos em relação à pandemia. Temos a vida praticamente normal, como era antes da doença chegar no Brasil. Mas, não podemos esquecer que precisamos fazer muito mais. Quem tem mais de 40 anos são quatro doses, e quem tem menos de 40 anos, três doses”, reforçou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

*Entrevista feita pela produtora Jovana Meireles