Ouvindo...

BH: pessoas com menos de 39 anos ainda não sabem quando vão tomar a 4ª dose contra a Covid-19

O especialista também alerta que a imunização em crianças, de 3 e 4 anos, continua baixíssima

Na capital mineira, até o momento, foram convocadas para a quarta a dose as pessoas com 40 anos ou mais

Apesar da cobrança, ainda não tem previsão de quando a prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai vacinar a população com 39 anos ou menos, com a quarta dose contra o coronavírus.

“A campanha de vacinação contra Covid Belo Horizonte sempre se pautou nas recomendações do Ministério da Saúde. Neste momento, a pasta recomenda a quarta dose somente para pessoas com 40 anos ou mais. Se a pasta incluir o público e nos enviar a vacina, vamos convocar esse público imediatamente”, disse Roberto Lopes Correia, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da capital.

Leia também: Enquanto BH aguarda a 4ª dose contra Covid-19 para jovens, Nova Lima já iniciou imunização

Baixa cobertura

A administração municipal aponta para a baixa cobertura vacinal. “Apenas 40% das pessoas de 40 anos ou mais compareceram às nossas unidades para tomar essa segunda dose de reforço. Então foi uma cobertura que foi muito aquém do esperado”, afirmou.

A baixa imunização das crianças também preocupa as autoridades. Neste momento, a capital está vacinando bebês de 6 meses até 2 anos e 11 meses com e sem comorbidade e, ainda assim, a procura não é grande.

“Estamos aplicando a segunda dose nesse público. No momento, não podemos aplicar a primeira dose já que o nosso estoque está sendo poupado para a terceira dose”, explicou. A prefeitura aguarda mais vacinas para esse público. “Assim que recebermos, vamos chamar o restante do público”, acrescentou.

Casos em BH

O último boletim atualizado, publicado na quarta-feira (11), mostra que em 11 dias, foram notificados 2.583 casos. 105 casos foram confirmados. Este ano, ninguém morreu em decorrência do novo coronavírus.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.