No “duelo dos carnavais”, Belo Horizonte está levando vantagem sobre o Recife, pelo menos nas pesquisas do Google. Levantamento feito pela Itatiaia no
Google Trends mostra que as buscas sobre o Carnaval de cinco capitais - Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife - cresceram exponencialmente neste mês de janeiro. Confira no gráfico:
O ritmo de crescimento das pesquisas sobre o Carnaval de Belo Horizonte está mais forte que o do Carnaval do Recife. O maior interesse segue pelos carnavais mais tradicionais, com destaque para Salvador, que atingiu o pico de buscas nesta semana.
Quem quer saber da programação do Carnaval de BH? Além dos próprios mineiros, os baianos, os cariocas e os paulistas também querem se informar sobre a folia em BH.
Carnaval de BH 2023
O período oficial do Carnaval de BH 2023 vai de 4 a 26 de fevereiro.
Nesta sexta (13) a Prefeitura encerrou o cadastro de vendedores ambulantes, que estarão autorizados a vender bebidas e adereços carnavalescos durante todo o período de Carnaval em BH.
Neste sábado (14) há
vários ensaios de bloquinhos de rua pela capital, principalmente durante a tarde. Muitos são gratuitos, outros têm preços mais baixos.
O Carnaval de BH também terá desfile das escolas de samba. As agremiações interessadas tem
até o dia 20 de janeiro para se inscrever. A Prefeitura vai investir 2,1 milhão de reais no desfiles deste ano, crescimento de 23% em relação à última edição.
A Prefeitura de BH ainda não divulgou detalhes da programação. Até agora, o Carnaval da cidade não tem patrocínio, o que não inviabiliza a festa.
Em novembro de 2022, em entrevista à Itatiaia, o presidente da Belotur, Gilberto Castro, disse que 476 bloquinhos vão desfilar pela cidade em 519 cortejos, já que alguns deles saem duas vezes durante a folia. Houve crescimento em relação a 2020, quando foram 50 blocos com 390 cortejos.
Carnaval de Minas 2023
O Governo de Minas lançou o “Carnaval da Liberdade”, desenvolvido para apoiar escolas de samba, grupos carnavalescos, festas tradicionais e blocos caricatos no Carnaval de todo o estado. A programação começa no dia 3 de fevereiro, no 2º Encontro Estadual das Afromineiridades, programado para o Palácio das Artes.
Em Belo Horizonte será montado um espaço na Praça da Liberdade para os foliões recuperarem as energias e seguirem na festa. O investimento será de mais de 5,6 milhões de reais.