A Defesa Civil de Pará de Minas, na região Central de Minas, monitora o nível da barragem da Usina de Carioca. O nível das águas da barragem sobe desde o dia 1º por causa da elevação do Rio São João com as fortes chuvas que atingem o estado.
O
Neste momento, segundo a coordenadoria da Defesa Civil de Pará de Minas, a situação merece atenção, mas ainda está sob controle. Conforme o capitão Edson, não há risco de rompimento, e famílias que moram em áreas próximas foram retiradas de casa preventivamente.
A empresa responsável pela hidrelétrica ainda não se pronunciou sobre a elevação do nível de água.
A Itatiaia procurou a Prefeitura de Pará de Minas e aguarda resposta.
Transbordamento em 2022
O reservatório, também conhecido como Lago Azul, é parte de uma pequena central hidrelétrica. A área da represa chega a 24 km² de extensão.
Em caso de novo transbordamento, partes das cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, Conceição do Pará, e Pará de Minas seriam atingidas.