Ouvindo...

Moradores de São José da Lapa (MG) relatam tremor de terra nesta quarta (4): ‘tremeu foi tudo’

A Defesa Civil Estadual foi notificada e se desloca para o local

Fenômeno foi sentindo na manhã de hoje

Moradores de São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relataram tremores de terra na manhã desta quarta-feira (4).

O Observatório Sismológico da Universidade de São Paulo (USP) registrou um tremor moderado sentido às 08h40. “Estava na ICAL durante o acontecimento e todos sentiram o tremor. Alguns objetos se moveram e o chão estremeceu”, comentou um usuário na plataforma.

A Defesa Civil Estadual recebeu um chamado e já fez contato com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município (Compdec), que no momento está se deslocando para o local.

Por meio de nota, o Governo de Minas Gerais confirmou o tremor de terra de magnitude na escala de Richter. A nota afirma, ainda, que equipes da Defesa Civil estão nos bairros onde o tremor foi sentido para monitorar a situação.

Confira a nota na íntegra:

“O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/CEDEC), informa que, às 08h42 desta quarta-feira, 04 de janeiro, ocorreu um tremor de terra de magnitude 2.8mR, no município de São José da Lapa com epicentro na região dos bairros Celvia, Angicos, Imperial e Caieiras. O evento foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Até o momento, não houve registros oficiais de ocorrências de danos materiais ou humanos em decorrência do tremor.

A CEDEC está em contato com as equipes da Defesa Civil Municipal que estão nos bairros onde o tremor foi mais sentido, para acompanhar e monitorar a situação junto aos moradores. Em caso de algum dano ou rachadura no imóvel ocasionado por tremores, o cidadão deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar”.

Outros tremores em Minas

Em 28 de dezembro, moradores de Sete Lagoas, na região Central de Minas, voltaram a relatar tremores de terra na madrugada. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.

O fenômeno teve magnitude 2.8, com epicentro na região do bairro Santo Antônio. “As equipes estão nos bairros onde o tremor foi mais sentido acompanhando e monitorando a situação junto aos moradores”, disse a prefeitura.

O Centro Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) foi acionado. Os relatos de tremores na cidade começaram em abril deste ano. No dia 29 daquele mês, os bombeiros receberam dezenas de ligações de diferentes pontos da cidade.

Em maio, ao menos quatro episódios foram registrados. Moradores relataram janelas balançando e um forte barulho, parecido com um trovão.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.