Ouvindo...

Previsão do tempo em BH: janeiro deve ter menos chuvas e temperaturas altas

Enquanto a primeira quinzena de BH deve ser marcada por chuva, a segunda quinzena terá temperaturas altas e tempo seco

Janeiro terá uma primeira quinzena de chuva e segunda quinzena de temperaturas altas

Depois de um dezembro marcado por chuvas fortes, o mês de janeiro deve ser marcado por temperaturas mais elevadas e menos pancadas de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão é que as chuvas diminuam a partir da segunda quinzena de janeiro, mas se mantenha em forma de pancadas de verão até lá.

A primeira semana de janeiro deve registrar chuva durante todos os dias, com a intensificação das pancadas a partir da quarta-feira (4). A semana será marcada pelo tempo abafado, céu nublado com momentos de mormaço e mais umidade, oq eu faz com que aumente a sensação de calor mais acentuado.

“Janeiro é um dos meses mais chuvosos do ano. Lembrando que os meses de verão correspondem ao auge e declínio da estação chuvosa. Então, depois de dezembro, janeiro é o que tem o maior volume acumulado de chuva em Minas Gerais. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, a média para o mês de janeiro é de 330,9 milímetros. Este início de mês tende a ser chuvoso”, explica a meteorologista Anete Fernandes.

Segundo a especialista, a região do Triangulo Mineiro, Sul de Minas e metropolitana de Belo Horizonte terão um volume de chuva intensificado na quarta-feira (4), e entre quinta (5) e sexta-feira (6) a chuva migra para o Noroeste de Minas e Zona da Mata.

Segunda quinzena de janeiro

O volume de chuva deve começar a cair a partir da segunda quinzena de janeiro, que deve registrar pancadas isoladas e períodos sem chuva. Além disso, a tendência é que as temperaturas fiquem acima da média.

“Essa situação de muita chuva ela deve persistir pelo menos nessa primeira quinzena. Já na segunda quinzena a tendência é de redução das chuvas, que deve acontecer mais em forma de pancadas isoladas e podemos até ter um período de veranico, que é a ausência de chuva por dias consecutivos. A tendência para esse mês de janeiro é que o volume de chuva fique entre normal ou abaixo da média e as temperaturas de normal acima da média, ou seja, segunda quinzena provavelmente teremos dias com menos nebulosidade, talvez um período sem chuvas e temperaturas mais elevadas”, finaliza Anete.