Ouvindo...

Sistema do Detran fora do ar: posso ser multado sem o documento? PRF explica

O serviço para situação do veículo só voltará funcionar na terça-feira (3)

O policial pode verificar via internet a situação do veículo, e se tudo estiver correto com o veículo não haverá multa e apreensão

O sistema de situação do veículo está fora do ar, nesta quinta-feira (29), na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), e causa transtornos aos motoristas. Conforme a Itatiaia apurou, os serviços de habilitação, marcação de prova e emissão de taxas estão funcionando normalmente. No entanto, quem vai ao posto para emitir o documento volta para a casa sem o papel.

“Eu tive uma multa em 2015 no Espírito Santo e essa multa, infelizmente, ‘caducou’. O meu documento de 2022 não está sendo emitido. Eu vim para resolver, porém está fora do ar. Agora, só na segunda ou terça-feira”, disse Nathan Pedro Simões, empreiteiro, que foi ao UAI pela manhã.

O motorista Juliano Vieira também voltou sem resolver o problema. “Preciso emitir o documento, está tudo pago. A atendente me disse que eles receberam um e-mail avisando que o sistema saiu do ar e, provavelmente, só iria voltar dia 3 de janeiro”, relatou.

“Infelizmente, não vou poder passar o Ano Novo viajando porque posso ser multado”, acrescentou.

Desde 21 de novembro o documento de 2022 está sendo cobrado. Mas, e se a pessoa não conseguir acessar o documento ela pode ser multada? Não é bem assim. O chefe da Comunicação Social da PRF-MG, inspetor Aristides Júnior, explica que o policial pode verificar via internet a situação do veículo e, se tudo estiver correto com o veículo, não haverá multa e apreensão.

“Caso no local onde ocorra a abordagem do veículo não haja sinal de celular de forma que o policial não consiga fazer a consulta nos seus equipamentos policiais, vai ser necessário que o motorista apresente o documento digital no celular ou o documento físico. Caso ele não faça essa apresentação, o veículo poderá ser apreendido, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro”, disse.

O Detran-MG destacou, por meio de nota, que o sistema para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) 2022 encontra-se em pleno funcionamento no site oficial.

Para fins de fiscalização, o documento poderá ser apresentado impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Recomendações

Baixe o aplicativo da CNH e CRV digital. É importante providenciar a impressão do documento do veículo. Isso porque somente o pagamento em dia do IPVA, e dos documentos todos não garante que esteja tudo correto com o licenciamento, por isso a importância da regularização.

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.