Minas Gerais tem 96 cidades em situação de emergência por causa dos temporais que atingem o estado, conforme balanço da Defesa Civil desta quarta-feira (21). Em apenas 24 horas, cinco cidades foram incluídas no boletim. Não há municípios em estado de calamidade pública. Até o momento, oito pessoas morreram e 1.257 estão desabrigadas e outras 4.469 desalojadas.
A previsão para hoje é de tempo instável em todas as regiões de Minas, por causa da intensificação das áreas de instabilidade atmosféricas que cobrem todo o Brasil Central. Há chances de chuva forte e volumosa, sobretudo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Rio Doce, Vale do Aço, Centro e Noroeste mineiro. Um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode se configurar nas próximas 48 horas e atingir boa parte de Minas Gerais.
Na cidade de Presidente Juscelino, após chuva intensa que atingiu a cidade nessa terça-feira (20), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil retirou de forma preventiva 06 famílias (17 pessoas) de suas residências devido ao risco de alagamento. Três famílias estão em casas de parentes e outras três estão em um abrigo provisório no Centro de Eventos. Ao todo, 11 pessoas estão desabrigadas e outras seis desalojadas.
Em Jampruca, depois de uma noite de chuva intensa nessa terça-feira (20), vários pontos do município foram alagados devido ao transbordamento do rio, provocando danos materiais e deixando 2 pessoas desabrigadas e 29 desalojadas.