Um policial militar da reserva, de 49 anos, foi preso em casa na manhã desta segunda-feira (19) após se envolver em uma briga na noite desse domingo (18) durante um baile funk na rua VP Dois, em Contagem, na região metropolitana. Conforme informações do boletim de ocorrência, os disparos foram motivados por uma briga entre o policial e um homem que não teria gostado da forma que o suspeito estava olhando para sua amiga. Durante os tiros, cinco pessoas foram atingidas, entre elas a vítima que discutia com o PM aposentado.
Todas as cinco vítimas atingidas, em órgãos não vitais, foram socorridas para a UPA de Contagem e não correm risco de morte. O homem que se envolveu na discussão com o policial foi atingido no punho da mão esquerda, quando tentou se proteger dos disparos. Outras pessoas que não estavam diretamente relacionadas com a confusão também foram atingidas pelos disparos quando corriam para sair do local. Após os tiros, o policial reformado fugiu do local em uma motocicleta.
Segundo consta no boletim de ocorrência, o policial foi localizado pela Polícia Militar (PM) em casa, na região de Nova Contagem, e diante da negativa em para que se entregasse e apresentando sinais de embriaguez, os militares entraram em contato com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O suspeito se entregou após 20 minutos de conversa.
Na casa dele, foram encontradas duas armas de fogo e toda ação foi filmada pelos militares, segundo bo. O suspeito foi preso e conduzido para a sede da 38º CIA PM e disse que se sentiu intimidado depois que a vítima começou a ‘encará-lo’.
A vítima estava acompanhada de uma amiga que, também, conhece o policial. Durante a discussão entre os dois, onde cada um relatou que se sentiu ‘intimidado’ com a situação envolvendo a mulher, o policial disse temendo pela própria segurança se identificou e sacou uma arma.
O suspeito fez disparos para o chão e para o alto na tentativa de fugir do local em segurança, segundo informações da PM. Ele disse que não teve a intenção de atingir nenhum morador ou frequentador do local, mas que agiu em legítima defesa, já que relatou que estaria acuado durante a briga.
A Corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.
“Assim que acionada, nesta madrugada (19), a Polícia Civil deslocou equipe da perícia técnica ao local dos fatos, onde foram realizados os primeiros levantamentos que irão subsidiar a investigação. O suspeito, de 49 anos, foi conduzido, e a ocorrência encontra-se em andamento na Central Estadual do Plantão Digital para adoção de todas as providências legais cabíveis. Tão logo os trabalhos de polícia judiciária sejam concluídos, serão repassadas as informações com o desfecho da ocorrência.”
Nota da PM
“Em resposta ao questionamento da imprensa do dia 19 de dezembro de 2022, a Polícia Militar informa que foi acionada para atender uma ocorrência no bairro Nova Contagem, onde segundo solicitantes haviam duas pessoas baleadas.
Guarnições policiais deslocaram-se para o endereço informado, tendo constado, através de depoimento de testemunhas, que um policial militar da reserva teria envolvido em uma discussão em um bar onde estaria acontecendo um evento de pagode, e efetuado alguns disparos de arma de fogo, vindo a atingir 05 (cinco) vítimas que teriam sido socorridas por populares, sendo: 01 (uma) vítima atingida na mão e as demais atingidas no membro inferior.
Após diligências policiais, foi possível identificar o autor que foi localizado em sua residência, confirmando tratar-se de um policial militar reformado, que foi conduzido preso e encontra-se à disposição da Polícia Civil do município de Betim. Foram ainda apreendidas (02) armas de fogo, que também foram encaminhadas à Polícia Civil.”