Quem tem voo marcado na semana que vem no Aeroporto Internacional, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, já pode ligar o sinal de alerta. Isso porque o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) aprovou, por meio de assembleia nessa quinta-feira (15), a paralisação dos serviços para pilotos e comissários de voo em todo o país.
“A categoria vem há, pelo menos, dois meses e meio negociações com as empresas aéreas, o que buscava uma garantia do horário das folgas, assim como um ganho real para compensar as perdas dos últimos anos. O que nós temos acompanhado na mídia é um aumento do preço das passagens de forma galopante e as empresas com índices financeiros melhores, inclusive, e comparados com o período pré-pandemia”, disse Henrique Hacklaender, presidente do SNA.
De acordo com ele, os aeronautas vão paralisar as atividades diariamente, das 6h às 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.
“Não saberia precisar quantos voos serão afetados. Afinal, a greve vai acontecer de forma parcial”, completou.
O BH Airport informou, por meio de nota, que “possui um plano de contingência conjuntamente com as empresas aéreas e as autoridades aeroportuárias para ter o mínimo de impacto nos terminais de passageiros, caso a greve de pilotos ocorra a partir desta segunda-feira. Neste momento, as operações ocorrem normalmente.”