Ouvindo...

Aeroporto Internacional de BH, em Confins, será afetado pela greve; confira horários e outros detalhes

Pilotos e comissários de voo entrarão em greve nacional na segunda-feira (19), BH está na lista de terminais afetados

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, será um dos afetados pela greve nacional de pilotos e comissários de voo, anunciada nesta quinta-feira (15) pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Além da capital mineira, outras seis cidades serão afetadas pelo movimento: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza.

O que motivou a greve dos pilotos e comissários de voo?

De acordo com o sindicato, houve uma “frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho”. Em comunicado, o SNA afirmou que a categoria reivindica “recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas”.

Além disso, os profissionais pedem melhorias nas condições de trabalho para renovar a convenção. São citados pontos como:

  • definição dos horários de início de folgas;

  • proibição de alterações nas folgas;

  • cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

Quando e como vai acontecer a greve no Aeroporto Internacional de BH?

A paralisação começa na segunda-feira (19) em todo o Brasil. O sindicato afirma que todas as decolagens serão suspensas entre 6h e 8h. Inicialmente, a greve será mantida por tempo indeterminado.

As únicas exceções dizem respeito a voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas. Esses, por sua vez, não serão paralisados.

Movimentação no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Até o momento, não se sabe exatamente como será o efeito da paralisação sobre os trabalhos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A BH Airport, concessionária que administra o terminal, ainda fará um balanço de possíveis efeitos e medidas a serem tomadas para manutenção do serviço durante a greve.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais