Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o Brasil volta a campo às 12h (de Brasília) desta sexta-feira (9), quando enfrenta a Croácia. Por conta do horário, diversos serviços terão o horário alterado para foco total na partida da Seleção Brasileira.
Na sexta, o funcionamento dos bancos acontece das 9h às 11h, sendo retomado das 15h30 às 16h30 - sempre no horário de Brasília. Vale lembrar que os canais digitais terão funcionamento normal, e as alterações valem apenas para atendimento nas agências.
Em relação ao comércio, não há regras gerais para folga o expediente reduzido em dias de jogo do Brasil. Muitos estabelecimentos devem fazer “uma pausa” durante a partida, mas isso é definido também em acordos sindicais e casos pontuais para cada empresa.
Nos shoppings, a rotina tem sido fechar as lojas 30 minutos antes dos jogos, e abrir novamente em até 30 minutos após a partida - o que aconteceu, por exemplo, no BH Shopping e Pátio Savassi, ambos na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Praças de alimentação e cinemas, por sua vez, devem manter programação normal.
Os hospitais da capital, assim como as Unidades de Urgência e Emergência, UPA’s, Central de Internações, Centro de Referência em Saúde Mental e Serviço de Urgência Psiquiátrica funcionam normalmente.
As escolas municipais de vão manter as aulas normalmente durante os jogos da Copa. Servidores estaduais devem cumprir expediente de 4h, que será distribuído ao longo do dia. Vale lembrar que o transporte público terá atendimento especial para horários próximos do jogo, em esquema de escala especial.