Ouvindo...

Times

Banheiro da UEMG é pichado com saudação nazista e ameaça à judeus

A pichação no banheiro faz uma saudação ao líder nazista, Adolf Hitler, e ameaça judeus de morte

Estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Divinópolis, encontraram pichações com apologia nazista em um banheiro, nesta quarta-feira (23). As pichações diziam “morte aos judeus” e “viva hitler”, acompanhada por uma suástica, símbolo nazista.

O caso repercutiu nas redes sociais após alguns alunos compartilharem fotos do ato de vandalismo, e a Uemg se pronunciou nesta tarde repudiando a ação. Segundo eles, a universidade irá apurar o caso e tomar as providências necessárias.

“Em relação a uma publicação que circula nas redes sociais sobre as mensagens de cunho nazifacista de um banheiro do bloco 2 da unidade, a UEMG Divinópolis vem a público informar que repudia este tipo de ação e que tomará todas as providências necessárias para apurar o caso. Após a apuração, serão aplicadas as punições previstas no Regimento Geral da Universidade”, diz a nora publicada nas redes sociais da Uemg.

Nos comentários da publicação, alunos fizeram cobranças à instituição. “A universidade deveria ser um espaço livre de convivência entre os universitários, onde todo mundo se sentisse seguro e protegido, mas fica difícil quando a gente se depara com esse tipo de coisa”, disse um estudante.

Outro aluno, também da publicação da universidade, reclamou no aumento de casos como esse e falta de posicionamento da universidade: “A escalada tem ficado cada vez pior, atos como esse tem acontecido direto, tá se tornando algo natural casos de racismo, capacitismo e homofobia dentro da unidade, mas é tudo empurrado para debaixo do tapete [...] Isso tem que acabar, já deu”

Leia mais