Sobe para 26 o número de cidades que estão em situação de emergência por causa das chuvas, em Minas Gerais, conforme balanço atualizado nesta segunda-feira (7) pela Defesa Civil do estado. Ao todo, 445 pessoas está desabrigadas e 1.733 estão desalojadas. Não há municípios em estado de calamidade.
Previsão do tempo, para esta segunda, em Minas Gerais é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões Noroeste, Central, Oeste, Metropolitana de BH, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura é estável e a máxima pode chegar aos 31°C e a mínima fica em torno dos 7°C.
Alerta de chuva forte
A Defesa Civil de Belo Horizonte publicou alerta, no início da tarde desta segunda-feira (7), para pancadas de chuva de 20 até 30 milímetros acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h na cidade. A recomendação vale até às 8h desta terça-feira (8).
Durante o período, a orientação é evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. Além disso, no decorrer da chuva, não se deve tentar atravessar ruas alagadas ou deixar crianças brincando em enxurradas.
Lista dos municípios
Alfenas
Capetinga
Aracitaba
Alto Rio Doce
Lassance
São João Del Rei
São Gonçalo do Sapucaí
Senador Firmino
Barbacena
Visconde do Rio Branco
Antônio Carlos
Muriaé
Urucânia
São sebastião da Vargem Alegre
Paula Cândido
Presidnte Bernardes
Guiricema
Cana Verde
Poço Fundo
Santa Rita de Caldas
Alpercata
Trê Corações
Nova União
Carandaí
Monte Santo de Minas
Piedade do Reio Grande