Um bebê de apenas 14 dias de vida foi salvo graças a ação rápida dos pais e a ajuda de uma policial militar, nessa quinta-feira (27), em Mantena, no Leste de Minas. A criança engasgou com o leite materno. Segundo o pai do recém-nascido, Wesley de Vargas Lopes, de 38 anos, o susto ocorreu durante a madrugada, na casa da família, no bairro Esplanada. Ele conta que acordou no meio da noite com a esposa desesperada e, ao perceber a situação, chamou a polícia.
“Meu filho tinha engasgado. Ela [a mãe] deu os tapinhas nas costas dele, porém ele não tava respondendo e tava saindo uma babinha da boquinha dele. Aí eu tive a ideia de ligar pra Polícia Militar. Minha esposa já se encontrava desesperada, meu filho já tava morrendo e eu entrei contato com a policial Maria Cristina e ela auxiliou a gente a virar o bebê e dar uns tapinhas nas costas dele.” – conta Wesley de Vargas Lopes, pai da criança.
Quem atendeu o papai Wesley foi a soldado Maria Cristina. Ela deu mais detalhes sobre o atendimento feito por telefone. “Por volta das 3 horas da manhã eu recebi uma ligação, através do 190, de um pai bem desesperado falando que seu filho estava engasgado e ele não sabia o que fazer e tava pedindo ajuda. De imediato eu perguntei a idade da criança e comecei a passar alguns procedimentos de primeiros socorros pra ele fazer, pelo telefone mesmo, orientando ele pelo telefone porque eu temia que não desse tempo da viatura chegar e levar eles para o hospital. E aí ele foi realizando os procedimentos, eu fui orientando ele e ele falou: Desengasgou! Neste momento consegui ficar mais calma e acalmá-los também, empenhei a viatura até a residência deles para que desse assistência, levasse pro hospital e verificasse se tava tudo bem com a criança.”
Após voltar a respirar, o pequeno Apólo foi levado pela família para o Hospital São Vicente de Paula. Nessa quinta-feira, a Polícia Militar promoveu um encontro entre a família do pequeno Apólo e a soldado Maria Cristina.