Ouvindo...

Quadrilha ligada ao Detran é alvo do MP suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Operação Overlook investiga diversos crimes em órgãos do Detran no Norte de Minas

Operação Overlook investiga diversos crimes em órgãos do Detran no Norte de Minas

Uma quadrilha formada por despachantes, empresários, comerciantes de veículos e policiais civis é alvo, nesta sexta-feira (7), de operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que investiga crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, usurpação de função pública, falsidade ideológica e associação criminosa, no âmbito do Detran.

Conforme informações do MP, foi identificada durante as investigações a existência de esquemas de corrupção envolvendo as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Mirabela e Bocaiuva, que faziam pagamento de vantagem indevida a agentes públicos para obtenção de facilidades na realização de vistorias veiculares, transferências, emplacamentos e emissão de documentos.

As vantagens, conforme apontam as investigações, era principalmente em relação a proprietários de veículos residentes em outros municípios, que muitas vezes nem levavam os carros para vistorias e ainda assim obtinham a documentação necessária, como se o procedimento tivesse sido realizado.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que foram cumpridos mandados contra três investigadores de polícia. “Os policiais foram encaminhados à Casa de Custódia da PCMG, onde permanecerão à disposição da Justiça.” Na nota a PC completa, ainda, que “não compactua com qualquer desvio de conduta de seus servidores e assegura que todas as transgressões administrativas são apuradas com total independência nos trabalhos correcionais.”

Operação Overlook

Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Montes Claros, Mirabela, Bocaiuva, Espinosa, Porteirinha e Patis. Foi determinado judicialmente o bloqueio de bens dos investigados.

Participaram da operação, 70 policiais militares, 19 policiais civis, 2 militares do Corpo de Bombeiros, 6 promotores de Justiça, 8 servidores do MPMG e 4 colaboradores.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022