Nova promessa para o metrô de BH: com a data do leilão marcada para 22 de dezembro, o Governo de Minas já projeta o início das obras e a possível conclusão até 2028. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcatto, afirmou, nesta sexta-feira (23), que a privatização beneficiará cerca de 270 mil usuários do serviço de transporte público.
A linha 2, que ainda não saiu do papel e iria até a região do Barreiro, ainda deve demorar alguns anos para ficar pronta. “O início das obras da linha 2, conclusão em dentro de 6 anos da assinatura do contrato”, destacou Marcatto.
Durante a entrevista, Marcatto disse que o edital prevê também a revitalização da linha 1. “Isso quer dizer trazer novos trens, melhorar a sinalização, as estações e diminuir o tempo de espera da população de 7 para 4 minutos”, disse.
Além disso, o edital prevê também a construção da linha 2. “A gente vai ter uma única empresa que vai melhorar a linha 1, construir e operar a linha 2, ou seja, realizar para a população esse sonho que existe há tanto tempo”, acrescentou.
Sobre os funcionários concursados, o secretário voltou a explicar que eles terão um ano de estabilidade. “A concessionária que vencer a licitação não vai poder demitir durante um ano os metroviários. Eles podem, inclusive, ter uma opção de comprar até 10% da empresa da nova empresa que vai operar o metrô”, explicou.
“Ao longo desse período, a ideia é que a concessionária vá conhecendo esses metroviários e possa absorvê-los, ou seja, que ela possa contratar aqueles que prestarem um bom serviço. O que eu chamaria atenção é que o objetivo final do metrô é atender bem as pessoas. É lógico que a gente tem que respeitar e vai respeitar os funcionários, os metroviários, mas a gente não pode esquecer que esse é um bem público e a gente precisa atender bem as pessoas. Trazer a linha 2 é uma demanda antiquíssima da região Metropolitana e esse projeto finalmente vai viabilizar isso,” completou.
Valor da passagem
Muitos usuários do metrô de Belo Horizonte têm dúvida quanto ao valor da passagem após a possível privatização da CBTU. Nesta sexta-feira (23), o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcatto,
“O valor da passagem se mantém. Não há previsão de aumento, então a estruturação toda do projeto foi feita pelo valor já praticado hoje”, esclareceu.
Marcatto explicou também que os reajustes serão realizados da forma já adotada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). “Só tem os reajustes normais de inflação anual, isso já ocorre na CBTU, e a privatização não vai gerar nenhum aumento em cima desse valor”, garantiu.
Segundo ele, as obras para privatização do metrô devem ser concluídas em até 6 anos a partir da assinatura do contrato. A previsão é de que cerca de 270 mil usuários sejam beneficiados.
Edital
O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (23), o
O documento marca o leilão para o dia 22 de dezembro deste ano, na B3, a Bolsa de Valores. É a primeira vez que a concessão do metrô de BH tem data marcada para oferta de ações no mercado.
A peça é assinada por Lidiane Delesderrier Gonçalves, superintendente da Área de Parcerias em Infraestrutura Econômica e Desinvestimento do BNDES.
Metroviários de BH, contrários à proposta de concessão, estão desde 25 de agosto em greve, cumprindo escala mínima.
Com informações de Cléver Ribeiro