A Polícia Penal da penitenciária de segurança máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, evitou a fuga de seis presos na madrugada desta quinta-feira (22). Conforme informações do boletim de ocorrência, a equipe da muralha observou movimentação dos internos, na guarita do Pavilhão A, momento em que policiais penais constataram que quatro celas estavam serradas. Como não conseguiram fugir, os presos começaram a quebrar os cadeados das outras celas, relatou a PM.
Para conter a tentativa de fuga, os policiais penais utilizaram munição menos letal. Assim que tomou conhecimento, o diretor regional solicitou apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR/Depen-MG) que fizeram a intervenção. “Foi necessário o uso de disparos com munição de menor potencial ofensivo, porém, não houve feridos”, explicou por meio de nota a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Ainda, conforme a PM, os presos identificados como autores da tentativa de fuga foram remanejados para outras celas e os locais preservados para realização de perícia pela Polícia Civil.
Por meio de nota, a Sejusp reforça que os presos vão passar pelo Conselho Disciplinar da unidade. “Os presos envolvidos na ocorrência foram identificados e passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade, podendo sofrer sanções administrativas. A direção da unidade instaurou um procedimento de investigação interna para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido e, também, possíveis danos ao patrimônio.”