O passageiro esfaqueado por um fiscal dentro de um ônibus da linha 9208 (que liga os bairros Taquaril e Santa Efigênia) é funcionário da rede saúde pública e estava voltando para a casa após um plantão de 12 horas. A ocorrência foi registrada na noite dessa terça-feira (13), na avenida dos Andradas, altura do bairro Paraíso, na região Leste de Belo Horizonte. O trabalhador, de 29 anos, recebeu alta na manhã desta quarta-feira (14), após receber três pontos nas costas.
O homem é casado e tem uma filha de 1 ano e oito meses. À Itatiaia, ele disse, ao sair do Pronto-Socorro João XXIII, que o ônibus estava lotado e, por isso, deu o cartão para um fiscal passar. Um outro fiscal não viu que ele tinha pago a passagem e o questionou, chamando de ‘neguinho’.
Ainda na versão dele, a atitude do fiscal incomodou o passageiro e os dois iniciaram uma discussão dentro do coletivo. Os dois e outros fiscais desceram do ônibus, o bate-boca continuou e ele foi esfaqueado pelo fiscal nas costas.
O trabalhador informou ainda que pretende processar a empresa. A Itatiaia procurou o sindicato e a empresa e aguarda posicionamento.
Setra BH responde
O SetraBH lamenta a ocorrência de ontem envolvendo um fiscal e um passageiro e ressalta que não compactua com nenhum tipo de violência e porte arma com seus trabalhadores.
Informa que o desentendimento teve início por causa de um pedido do fiscal para que o passageiro pagasse a passagem e passasse pela roleta e terminou com a briga entre os dois, já fora do ônibus.
Outros dois fiscais, que acompanhavam a fiscalização, chamaram a PMMG e o SAMU, que prestou o primeiro atendimento no local e em seguida fez o traslado do ferido até o Pronto Socorro.
A empresa está acompanhando o caso para prestar toda assistência necessária a família. Ela informa que já identificou o funcionário, que será chamado pelo setor de Recursos Humanos que irá avaliar todo o caso e tomar as medidas necessárias.
As imagens gravadas pelo sistema de monitoramento estão à disposição das Forças de Segurança.