A partir desta segunda-feira (12), a ala pediátrica do Hospital São Lucas, no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, não vai mais funcionar. Por causa de questões orçamentárias, a direção da unidade de saúde decidiu fechar os setores de internação e pronto-atendimento para crianças e adolescentes. O fechamento atinge pacientes da rede privada, já que o São Lucas não atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade é uma das referências em tratamento oncológico e em casos graves de cardiologia e neurologia. A superintendente do Hospital São Lucas, Raquel Felisardo, explica à Itatiaia os motivos do fechamento.
“O Hospital São Lucas já vem aí nos últimos anos com resultado operacional negativo. Ele já tem quase 100 anos de existência. A decisão foi tomada pela atual gestão com essa finalidade de garantir a sustentabilidade do Hospital e isso foi decidido depois de criteriosa análise de resultados, depois de várias reuniões com a equipe financeira, com a diretoria, com a alta gestão e com a provedoria.”
De acordo com a superintendente, os pacientes que são atendidos no hospital estão sendo acionados e avisados para evitar interrupção de tratamento.
“A gente divulgou o cronograma de encerramento das atividades. Os clientes estão sendo acionados, estamos enviando comunicado por e-mail com essas orientações afim de minimizar qualquer tipo de desassistência. Então, a gente tem feito uma busca muito grande para que essa informação chegue até os usuários.”
Os serviços de ambulatório e atendimento aos pacientes oncológicos não sofreram nenhum impacto, no Instituto de Oncologia do grupo Santa Casa.
“Aquelas que precisarem de alguma internação ou de alguma consulta maior a própria operadora irá referenciar essa criança para essa internação.”