Ouvindo...

Frentista acusado de matar cliente durante briga é julgado em Belo Horizonte

O crime foi motivado por desentendimento com o cliente que insistia em abastecer, mesmo após a bomba de combustível desarmar

O frentista Vanderlei Gomes Calixto, 50 anos, durante interrogatório nesta quinta-feira

O frentista Vanderlei Gomes Calixto, 50 anos, será julgado nesta quinta-feira (18), em Belo Horizonte, acusado de matar a tiros o cliente do posto de combustíveis, Nilson Martins na época com 51 anos, no dia 12 de julho de 2015, após um desentendimento. O crime foi na Avenida Martinica, no bairro Santa Branca, na região da Pampulha em BH.

O Júri começou às 8h50 desta quinta e duas testemunhas já foram ouvidas. O Conselho de Sentença é formado por cinco homens e duas mulheres. O réu disse, durante interrogatório, que “ele [cliente] queria abastecer umas seis a oito vezes, e foi embora [a vítima] sem pagar a parte do abastecimento.”

Ainda, durante o interrogatório, o frentista admitiu que atirou e matou o cliente do posto de gasolina após discussão entre os dois. Vanderlei completou, dizendo que teve diversas desavenças com a vítima em outras ocasiões e afirmou, conforme assessoria do Fórum, que não teve “coragem de fazer nenhuma denúncia à polícia.”

Durante o relato, o réu afirmou que no dia do crime, foi “agredido no rosto diversas vezes com um funil e, depois disso, sacou a arma e atirou quatro vezes contra o consumidor.”

Sobre o uso da arma de fogo, o réu relatou que pegou a arma “poucos minutos antes do cliente chegar ao posto e que a arma já ficava no estabelecimento porque estava sendo perseguido e ameaçado pelo mesmo cliente.” Vanderlei afirmou que dois dias após o crime se apresentou, voluntariamente, à polícia.

Entenda

Conforme a denúncia do Ministério Público, o acusado se desentendeu com a vítima, após ela insistir em continuar abastecendo o carro, por várias vezes, mesmo após a bomba de combustível desarmar. Essa ação, provocada filas e irritava os clientes. Durante a discussão, os envolvidos chegaram as vias de fato, com agressões mútuas, momento em que o acusado sacou uma arma e efetuou três disparos, matando a vítima.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022