A partir desta quarta-feira (17), Belo Horizonte passa a contar com menos postos para aplicação das doses contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. A medida é para evitar o desperdício de doses. Cada frasco da vacina contém dez doses e uma vez aberto as unidades devem ser aplicadas no período de até 8 horas. Com isso, a aplicação das vacinas estará disponível em apenas em 27 dos 152 postos de saúde da capital, localizados nas nove regionais da capital. A imunização deste público é feita exclusivamente com a vacina CoronaVac.
Conforme informações da Prefeitura, esta estratégia tem como objetivo melhorar o aproveitamento de todas as doses da CoronaVac que estão disponíveis no estoque da Secretaria Municipal de Saúde. O imunizante será usado para a aplicação de primeira e segunda doses para o público de 3 e 4 anos já convocados, considerando a falta de envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde.
A capital registrou nas últimas semanas baixa procura por imunizantes para essa faixa etária. Ainda conforme a Prefeitura o último lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde foi de 8.500 doses no dia 20 de julho.
Aplicações
Para as crianças imunossuprimidas, no momento da vacinação é necessário apresentar comprovante da condição de saúde, tais como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.