Uma operação da Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, além de 18 ordens de notificação de apresentação e inspeção de arma de fogo em Montes Claros, no Norte de Minas, nesta terça-feira (16). A ação, denominada “Spawning”, tem o objetivo de combater fraudes no comércio e registro de armas na região.
Segundo a entidade, foram encontradas inconsistências em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo na cidade em janeiro deste ano. Investigações indicaram que um procurador, que atuava como despachante nesses procedimentos, teria cometido fraudes para viabilizar compras e possivelmente colocado os itens no mercado clandestino.
Uma pessoa já foi presa em flagrante pela PF por deter munições de calibre restrito ilegalmente, e ao menos 20 armas teriam sido compradas dentro do esquema fraudulento. Além da ação nesta terça, a entidade ressalta que as diligências vão continuar.
“Embora alguns interessados têm outorgado procuração para pessoas os representarem em determinados atos do procedimento, a PF não credencia ‘despachantes’ para atuarem em processos de aquisição e registro de arma de fogo”, esclareceu.
A Polícia Federal lembra que o procedimento é devidamente esclarecido no