Ouvindo...

Fuad Noman diz não saber como resolver falta de pediatras em BH e faz apelo aos médicos

Prefeito avaliou que problema da falta de profissionais é nacional e diz que, mesmo com concurso, vagas não foram preenchidas

Prefeito de BH, Fuad Noman

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, admitiu que não sabe o que fazer para resolver o problema da falta de pediatras em Belo Horizonte. Fuad avaliou que a falta de médicos se tornou uma questão nacional e fez um apelo para que os pediatras venham trabalhar na capital mineira.

“Nós temos que reconhecer que o problema não é de Belo Horizonte só. Por que temos hospitais fechando ala de pediatria? Primeiro porque largam o problema na mão da prefeitura. Segundo porque tem dificuldades em ter os profissionais. Nós fizemos o concurso, chamamos 188 pediatras para participar, ainda não conseguimos trazer todo mundo. Temos dificuldades. Não posso pegar um pediatra na casa dele, amarrar e trazer para trabalhar no posto de saúde. Faço um apelo para os pediatras de BH, que venho trabalhar para a prefeitura que o povo precisa”, afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito, a iniciativa privada tem fechado os leitos e deixado o problema na mão do Executivo municipal. Nas últimas semanas, mais de 20 médicos pediram demissão na rede SUS da capital mineira devido às más condições de trabalho e salário pouco atrativo.

O prefeito afirmou que sabe da carga de trabalho “extenuante” nos postos de saúde, mas garante que os postos de BH estão em condições adequadas.

“Tem dia que em Posto de Saúde você atende 200 ou 300 crianças, é um trabalho extenuante para todo mundo. Sabemos disso. Tentamos reduzir o horário de cada pediatra para melhorar isso. Ligamos para o sindicato, e eles dizem que não querem trabalhar para a prefeitura, porque o movimento é muito ruim. Não sei. O salário é competitivo e as condições, tem esse inconveniente do volume muito grande de pessoas, mas os postos estão em condições adequadas”, afirmou Fuad Noman.