Ouvindo...

Covid-19: 90 mil crianças não têm data para receber vacinas em Belo Horizonte

O Estado de Minas Gerais declarou que aguarda orientações do Ministério da Saúde para distribuir doses da Coronavac, que serão aplicadas em crianças com idades entre 3 e 5 anos

90 mil crianças não têm data para receber vacinas em Belo Horizonte

Belo Horizonte ainda não tem previsão para vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19. Por um lado, a capital afirma que há “disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo"; mas por outro, aguarda envio de doses para imunizar o público.

Na sexta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da vacina Coronavac, e que os estoques existentes nos Estados sejam usados para as crianças nessa faixa etária. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disse aguardar “o envio das recomendações para a administração da vacina Coronavac” para começar a imunização.

Consequentemente, a situação afeta Belo Horizonte, onde cerca de 90 mil crianças aguardam pela imunização – lembrando que o público de 5 anos pode ser imunizado com a Pfizer Pediátrica. Em Minas, são mais de 800 mil crianças na faixa etária, número que cai para 546 mil considerando apenas aquelas com 3 e 4 anos.

Ainda segundo a SES, atualmente há 74.270 doses da Coronavac disponíveis na Central Estadual da Rede de Frio. O número, porém, é suficiente para aproximadamente 13% das crianças mineiras com 3 ou 4 anos, que seriam imunizadas apenas com a primeira dose (das duas necessárias).

Além da recomendação da aplicação da Coronavac, o Ministério da Saúde informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”. A nível nacional, seis capitais já começaram a vacinar crianças de 3 a 5 anos: São Luis (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Boa Vista (RR). A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a dar início à vacinação de parte deste grupo na sexta-feira (15).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.