Ouvindo...

Bombeiros vistoriam barragem após disparo de sirenes de emergência em Paracatu

Apesar do susto, bombeiros descartaram riscos de rompimento

Bombeiros e Defesa Civil foram para o local

Moradores tomaram um susto nessa quinta-feira (30) após as sirenes de evacuação de emergência da Mina Morro do Agudo, da empresa Nexa Resources, dispararem em Paracatu, na região Noroeste de Minas Gerais.

Por telefone, militares do Corpo de Bombeiros orientaram que eles fossem para o ponto de encontro, local que, em caso de rompimento, eles não seriam atingidos.

“Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros deslocou juntamente com a Defesa Civil municipal para verificar a situação”, explicou o tenente Igor Costa.

Assim que os militares chegaram ao endereço, conversaram com moradores e seguiram até a barragem. “Verificamos que não havia nenhum tipo de fissura ou deslocamento de massa que representasse risco iminente de rompimento de barragem. Também não havia nenhum tipo de rompimento”, destacou.

Os bombeiros ainda verificaram os medidores, que estavam, segundo eles, com parâmetros normais. “A empresa nos explicou que alguma variação no instrumento acionou automaticamente as sirenes das barragens, mas não havia nenhum tipo de risco”, acrescentou.

Nesta sexta-feira (1º), a corporação realizou uma nova visita para verificar a situação dos moradores e identificar possíveis pontos de melhoria no sistema de alarme e na comunicação. Os bombeiros orientaram a população a procurar pontos de encontro e seguir todo o protocolo de emergência nesses casos.

A reportagem entrou em contato com a Nexa e a matéria será atualizada assim que respondida.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.