Em Olinda, foliões cantam o nome de Lula em cortejo de bloco citado em ‘O Agente Secreto’

A saída ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) e reuniu uma multidão nas ladeiras da cidade histórica

Cortejo do bloco Pitombeira dos Quatro Cantos, em Recife, nesta segunda-feira (16) de Carnaval

Os foliões que acompanharam o cortejo do bloco Pitombeira dos Quatro Cantos puxaram coro com o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de o desfile ganhar as ruas de Olinda, em Pernambuco. A saída ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) e reuniu uma multidão nas ladeiras da cidade histórica.

A agremiação deixou a sede, na Rua 27 de Janeiro, por volta das 10h. O tema deste ano celebrou o filme O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho, produção que representa o Brasil no Oscar em quatro categorias.

Leia também

Os foliões vestiam, em sua maioria, a camisa oficial do bloco, nas cores amarelo e preto, e também apostaram em fantasias inspiradas na obra.

Entre os elementos que remetiam ao filme estavam a perna cabeluda, o tubarão e o telefone público (o popular orelhão), que acabou se consolidando como um dos símbolos da produção.

Folia no tom de O Agente Secreto

A cidade, decorada com cores vibrantes e sombrinhas de frevo, também incorporou referências ao longa. Um “orelhão” cenográfico foi instalado em frente a uma das casas do percurso.

Enquanto os foliões passavam, o toque do telefone era reproduzido por um megafone; ao ser “atendido”, outro participante encenava uma mensagem.

O Agente Secreto

“O Agente Secreto”, lançado em 2025, é dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura. O thriller é ambientado no Recife de 1977, durante o período da ditadura militar.

A trama acompanha Armando, um ex-professor perseguido pelo regime, que assume uma nova identidade com o objetivo de reencontrar o filho. Refugiado em uma pensão que abriga dissidentes, ele passa a viver sob constante ameaça, enquanto tenta driblar o cerco das autoridades.

Além das quatro indicações ao Oscar, a produção brasileira conquistou dois prêmios no Globo de Ouro. A obra venceu nas categorias de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa” e “Melhor Ator em Filme de Drama”, pela atuação de Wagner Moura, que interpreta o ex-professor Armando.

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...