Os blocos Afro Magia Negra e o Babadan Banda de Rua tomam as ruas do bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte, exaltando a cultura negra e combatendo ao racismo, no início da tarde desta quarta-feira de Cinzas (5).
Criado em 2013, o bloco Afro Magia Negra tem como objetivo promover a arte e cultura negra. O cortejo tem como mascote e inspiração a formiga, um dos seres que possuem o mais alto grau de organização social.
O cortejo começou na rua Itararé, 96, e deve terminar na Praça México, 249. Do mesmo endereço, também às 12h, o Babadan Banda de Rua — com missão de exaltar a sonoridade afromineira — também desfila a partir de 12h.
Mais cedo, foi a vez do bloco Sarandeiros, que abriu a programação do dia no bairro Ouro Preto, na Pampulha, por volta das 7h, com um vasto repertório de danças folclóricas.
Ainda pela manhã, centenas de foliões usando verde seguiram o cortejo do bloco Manjericão, que levanta a bandeira pela legalização da maconha. A concentração ocorreu na praça Luiz Rodrigues Pereira, no bairro Estrela do Oriente, na região Oeste de Belo Horizonte. O cortejo seguiu para o Parque Municipal Jacques Cousteau.