Ouvindo...

Afro Magia Negra e Babadan vão às ruas da região Nordeste de BH nesta quarta (5)

No total, oito blocos realizam cortejos; programação oficial da prefeitura se estende até o próximo domingo (9)

Concentração do bloco Afro Magia Negra 2025

Os blocos Afro Magia Negra e o Babadan Banda de Rua tomam as ruas do bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte, exaltando a cultura negra e combatendo ao racismo, no início da tarde desta quarta-feira de Cinzas (5).

Criado em 2013, o bloco Afro Magia Negra tem como objetivo promover a arte e cultura negra. O cortejo tem como mascote e inspiração a formiga, um dos seres que possuem o mais alto grau de organização social.

O cortejo começou na rua Itararé, 96, e deve terminar na Praça México, 249. Do mesmo endereço, também às 12h, o Babadan Banda de Rua — com missão de exaltar a sonoridade afromineira — também desfila a partir de 12h.

Mais cedo, foi a vez do bloco Sarandeiros, que abriu a programação do dia no bairro Ouro Preto, na Pampulha, por volta das 7h, com um vasto repertório de danças folclóricas.

Ainda pela manhã, centenas de foliões usando verde seguiram o cortejo do bloco Manjericão, que levanta a bandeira pela legalização da maconha. A concentração ocorreu na praça Luiz Rodrigues Pereira, no bairro Estrela do Oriente, na região Oeste de Belo Horizonte. O cortejo seguiu para o Parque Municipal Jacques Cousteau.

Manjericão na região Oeste de BH em 2025

Leia também

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.