Ouvindo...

Católicos e evangélicos se afastam do Carnaval e curtem retiros no feriado

Rebanhão de Betim, do movimento Renovação Carismática, é considerado o maior evento; igrejas evangélicas também realizam retiros

Retiro espiritual de Betim é um dos maiores encontros religiosos realizados durante o Carnaval

Mais de 20 mil fiéis católicos do movimento Renovação Carismática devem participar do Rebanhão do Senhor em 2024. O retiro espiritual, que começou neste sábado (10) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, é um dos maiores encontros religiosos realizados no Carnaval e é uma alternativa para quem quer fugir dos blocos e aproveitar a data para orar.

Chegando a 37ª edição em 2024, o evento deste ano tem como tema ‘Alegraram-se ao ver o Senhor’, passagem extraída do Livro de João. O coordenador do evento, Marcus Mello, conta que a programação vai contar com atividades entre este sábado (10) e terça-feira (13) no Ginásio Poliesportivo de Betim. Marcus dá mais detalhes sobre a programação do Rebanhão, que é considerado o segundo maior do país.

‘Vamos ter muita música, momentos de oração, de louvor, de adoração ao Santíssimo. Esse ano nós queremos não só a população de Betim, mas Belo Horizonte, Contagem, algumas cidades da região metropolitana já confirmaram presença com caravanas. Também temos cidades que não são da região metropolitana, mas também já confirmaram presença’.

Leia também

Marcus Mello explica que, para os fiéis, é importante que o encontro seja realizado durante o Carnaval, pois o evento oferece uma opção para as pessoas que não querem ir para as ruas e preferem ter um encontro pessoal com Deus.

‘A gente espera que as pessoas sejam tocadas de alguma forma. Também é uma preparação espiritual para o tempo que se aproxima que é o tempo da Quaresma’.

Encontros evangélicos

Religiosos evangélicos também vão aproveitar o feriado para se reunir. O pastor Wellington Santos Alves, presidente da Ordem dos Ministros Batista Nacionais (ORMIBAN), explica que cada igreja promove seus encontros durante o Carnaval para celebrar a Deus.

‘Nas sedes das igrejas nós temos momentos de confraternização, mas temos momentos também de meditação na palavra de Deus e comunhão uns com os outros. Os fiéis se divertem, meditam na palavra de Deus e tem um momento de comunhão, proporcionando assim um relaxamento, uma descontração, uma comunhão uns com os outros e também um conhecimento maior do propósito de Deus para suas vidas’

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.