Testemunhas relatam calor e falta de ventilação em show que deixou um morto em SP
O caso é investigado como morte suspeita

Um jovem de 28 anos morreu após passar mal durante o Zig Festival, realizado na madrugada deste domingo (11) em São Paulo, onde participantes relataram calor intenso e falta de ventilação. Pedro Higa, de 28 anos, não resistiu após o evento em uma casa noturna na Zona Oeste da capital paulista. O caso foi registrado como morte suspeita no 2º DP (Bom Retiro).
Uma pessoa presente no festival relatou à reportagem que a temperatura no local teria chegado a 40°C, medida com o celular. A testemunha, que estava na plateia, afirmou que, por volta das 3h15, o público já estava sem camisa, e não havia mais espaço disponível, nem mesmo junto às paredes do fundo da pista.
Ainda segundo a pessoa, que preferiu não se identificar, após apenas 15 minutos de show, os espelhos dos dois únicos banheiros disponíveis já estavam cobertos de vapor. Para tentar aliviar a sensação térmica, muitos frequentadores colocavam a cabeça nas pias ou lavavam o rosto.
"Muitos desistiram de voltar à pista e assistiram ao show da porta do banheiro", relatou a testemunha.
O espectador, acompanhado de uma amiga, também afirmou ter visto pessoas saírem carregadas do local. Uma das principais reclamações, segundo ele, era a demora na abertura das portas de emergência na lateral direita do palco, o que poderia ter ajudado a melhorar a ventilação.
"Uns sentavam no chão e outros iam embora direto para fora. A equipe da produção demorou pelo menos 20 minutos até distribuir garrafas de água para o público", relembra a pessoa presente no festival.
Em vídeo, é possível ver o público durante a atração principal da noite tentando aliviar o calor com leques. A vítima teria passado mal horas antes. Confira as imagens:
Em nota, a organização do Zig Festival lamentou a morte de Pedro Higa e afirmou que a equipe está abalada com o ocorrido. Segundo a organização, por volta de 1h40, Pedro foi levado por um bombeiro civil ao posto de atendimento médico do evento, onde recebeu atendimento de um médico. Em seguida, foi transferido em uma ambulância de UTI para a Santa Casa de São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda segundo a produção, ao longo de todo o evento, não houve nenhuma outra ocorrência que exigisse remoção hospitalar.
A ZIG Festival afirmou ainda que colabora integralmente com as autoridades responsáveis pela apuração dos fatos e que, em respeito à família da vítima e ao trabalho das autoridades, não vai comentar outros detalhes do caso.
A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um homem de 28 anos durante um evento musical. O caso foi registrado como morte suspeita no 2º DP (Bom Retiro). Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), o pai da vítima compareceu à delegacia, informando o atestado de óbito do filho, que teria passado mal durante a festa.
Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.



