O ciclone extratropical que se formou no sul do país trouxe chuva e ventania em São Paulo nesta terça-feira (9) e causou estragos. Até às 7h desta quarta-feira, cerca de 95 mil residências ainda permaneciam sem energia elétrica, de acordo com a concessionária Enel.
Os municípios mais afetados com a falta de luz são Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande, na região metropolitana. Na capital paulista, são 59 mil domicílios que aguardam o restabelecimento da energia.
Já o Corpo de Bombeiros informou que a corporação recebeu 46 chamados para quedas de árvores, cinco para enchentes e dois para desabamentos.
Maiores acumulados das últimas 12h no Estado de São Paulo:
- Barueri (Altos): 80mm
- Franco Da Rocha (Rio Jundiaí): 77mm
- Votorantim (Centro): 76mm
- Mairinque (Dona Catarina): 72mm
- Capela Do Alto (Centro): 67mm
- Sorocaba (Cerrado): 66mm
- Sorocaba (Morros): 65mm
- Bauru (Parque São Geraldo): 64mm
- Jaú (Jardim Sanzovo): 62mm
- Mairinque (Recanto Dos Eucaliptos): 62mm
- Sorocaba (Éden): 61mm
- Sorocaba (Brigadeiro Tobias): 60mm
- Mairinque (Centro): 56mm
- Sorocaba (Aparecidinha): 56mm
- Sorocaba (Jardim Saira): 55mm
- São Roque (Centro): 54mm
- Jaú (Jardim Pedro Ometto): 54mm
- Itu (Cidade Nova): 54mm
- Bauru (Vila Industrial): 52mm
- Itapecerica Da Serra (Embu Mirim): 51mm
- Cotia (Monte Catine): 51mm
- Jaú (Rio Jaú): 50mm
- Amparo (Eta Arcadas): 50mm
- Cotia (Morro Grande): 50mm
- Jandira (Centro): 49mm
- Piracicaba (Vila Rezende): 49mm
- Itapevi (Chacara Vitapolis): 49mm
- Jundiaí (Fazenda Grande): 49mm
- Iperó (Centro): 49mm
- Itupeva (Parque Dos Cafezais): 48mm
- Jundiaí (Jardim Tamoio): 47mm
- Jundiaí (Rio Jundiaí): 47mm
- Itu (Fazenda Chocolate): 46mm
- São Paulo (Jardim Ângela): 46mm
Previsão do tempo para SP
A capital paulista amanheceu com céu nublado e temperaturas amenas em gradual elevação. Os termômetros já registram 19 °C em média. Hoje (10) a máxima atinge os 26 °C, com valores mínimos de umidade do ar acima dos 55%. O radar meteorológico indica ausência de chuva significativa na Grande São Paulo.
O ciclone atuará com maior intensidade no litoral gaúcho, mantendo ainda a condição de fortes ventos, mas com a diminuição das precipitações.
O estado de São Paulo, bem como a região metropolitana e o litoral ainda estarão sob influência do sistema, que deve registrar pouca chuva na madrugada e, no período da tarde, sol entre nuvens, mas com velocidade média dos ventos na casa dos 30 km/h e rajadas pontuais acima dos 70 km/h. Desta forma, o alerta para queda de árvores permanece.
Para os próximos dias, um sistema de baixa pressão que deu origem a um ciclone extratropical se propaga pelo sul do Brasil e vai influenciar o tempo no Estado de São Paulo, provocando chuvas generalizadas e fortes rajadas de vento, que podem superar os 70 km/h.
Na quinta-feira (11), a chuva diminui totalmente e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, mas ainda com ventania. As temperaturas variam entre mínima de 20 °C na madrugada e no período da tarde a máxima atinge os 28 °C. Os índices de umidade do ar entram em ligeiro declínio, com valores entre 42% e 95%.