Caso Gisele: Justiça nega novo pedido de liberdade a tenente-coronel da PM em SP
Geraldo Leite Rosa Neto é réu por feminicídio e também por fraude processual; defesa alegou constrangimento ilegal e pediu a revogação da prisão preventiva

A Justiça de São Paulo negou um novo pedido de habeas corpus ao tenente-coronel da Polícia Militar Geraldo Leite Rosa Neto, réu pelo feminicídio da esposa, a soldado Gisele Alves Santana. A decisão foi proferida pelo desembargador César Augusto Andrade de Castro, da 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
No pedido, a defesa solicitou a revogação da prisão preventiva ou a substituição da medida por medidas cautelares, além da expedição de um alvará de soltura. Os advogados sustentam que a prisão não tem fundamentação adequada e representa constrangimento ilegal ao réu. Eles alegam ainda que o coronel tem endereço fixo, ocupação lícita e não representa risco à ordem pública ou à instrução processual.
O tenente-coronel colaborou com as investigações, inclusive ao “participar espontaneamente da reprodução simulada dos fatos”. Na decisão, o desembargador afirmou que os argumentos apresentados pela defesa se confundem com o mérito do habeas corpus e, portanto, exigem uma análise mais aprofundada, que não cabe nos limites da apreciação liminar.
O oficial foi preso preventivamente no dia 18 de março, um mês após a morte de Gisele Alves. Ele segue sob custódia no Presídio Militar Romão Gomes, localizado na Zona Norte de São Paulo.
Réu por feminicídio e fraude processual
Geraldo Leite Rosa Neto responde pelos crimes de feminicídio e fraude processual. Segundo a investigação, o tenente-coronel interferiu na cena do crime e no curso do caso. Para o Ministério Público, o homicídio foi praticado por motivo torpe, relacionado ao sentimento de posse e à recusa do acusado em aceitar o fim do relacionamento. A denúncia também afirma que Gisele foi surpreendida, sem possibilidade de defesa, circunstância que qualifica o crime.
Após o interrogatório de Neto, ocorrido no dia 5 de outubro, o oficial e a defesa da família de Gisele devem apresentar as alegações finais do caso. Concluída essa etapa, a juíza responsável avaliará os autos e decidirá se o caso será submetido ou não a júri popular.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.



