Itatiaia

Ventos de mais de 90 km/h destroem feira e 'arrastam' posto de gasolina no RJ; veja vídeo

Imagens feitas por moradores da região registraram os estragos da ventania; fornecimento de energia elétrica foi interrompido em diferentes bairros

Por e 
Imagens cedidas à Itatiaia.

Imagens feitas por moradores do Rio de Janeiro mostram o rastro de destruição deixado por uma ventania que atingiu a cidade durante a tarde desta quarta-feira (29). Segundo o Centro de Operações Rio (COR), os ventos chegaram a 92,5 km/h na estação da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense.

Em um dos vídeos que circula pela internet, é possível observar uma feira que ficou completamente destruída no bairro Campo Grande, também na Zona Oeste da capital fluminense. Comerciantes tentaram recolher os produtos que ficaram pelo chão e reerguer as barracas que foram derrubadas pela força dos ventos. Já em um segundo registro, testemunhas flagram o momento em que o telhado de um posto de combustível é "levado". A estrutura é forçada pelos ventos, não resiste e "tomba" totalmente para o lado. Confira as imagens:

Mais impactos da ventania

Os ventos de mais de 90 km/h que atingiram o Rio de Janeiro nesta quarta (29) registraram queda de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes bairros da cidade. Em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste carioca, um muro caiu em decorrência da força dos ventos. Já no Recreio dos Bandeirantes, também na região oeste da capital, equipes atenderam ocorrências de queda de árvores.

Além disso, moradores dos bairros Engenho de Dentro, Engenho Novo e Tijuca relataram falta de energia elétrica. O MetrôRio precisou interromper parte das operações devido a falta de energia. Por causa dos ventos fortes, motociclistas precisaram parar na Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói.

Recomendações de segurança

A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica orientou que os moradores fechem janelas, basculantes e portas de armários para evitar a canalização dos ventos no interior das residências. Também recomendou que persianas, cortinas e blackouts permaneçam fechados para evitar que estilhaços se espalhem.

Para quem estiver na rua, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores ou de coberturas metálicas, além de evitar a prática de atividades esportivas, principalmente próximo ao mar. A Aeronáutica alertou ainda que, em caso de queda de árvores, a rede elétrica pode ter sido rompida, aumentando o risco de acidentes por choque elétrico.

Prefeito se pronuncia

O prefeito em exercício do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, fez um alerta à população em relação ao vendaval. O político aconselhou que os moradores da capital carioca evitem deslocamentos não essenciais. Segundo o gestor, a ventania provocou ocorrências em todas as regiões da cidade.

Em publicação nas redes sociais, Cavaliere afirmou que os ventos devem seguir até o início da noite e orientou os moradores a evitarem áreas abertas e marquises de prédios durante o retorno para casa. "Atenção moradores de todas as regiões do Rio: ventos muito fortes na cidade com previsão de seguir até o início da noite. Aqueles que puderem, por favor, evitar deslocamentos que não sejam essenciais", escreveu.

Por

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Por

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Por

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

 

 

Belo Horizonte