Direitos dos homens serão tema de simpósio no Rio de Janeiro; entenda

Evento será realizado no dia 29 de novembro e pretende reunir cerca de 350 pessoas na capital fluminense

Direitos humanos masculinos são a pauta principal de um simpósio no Rio de Janeiro

As mulheres foram, historicamente, excluídas de uma série de direitos básicos e, embora tenham adquirido alguns avanços desde a Constituição de 1988, ainda enfrentam diversas desigualdades e violências. Justamente por isso, um simpósio anual causa estranheza em muitas pessoas ao discutir os direitos humanos masculinos. A edição deste ano será no Rio de Janeiro, em 29 de novembro.

O evento promete reunir cerca de 350 pessoas no Centro de Eventos Chico Anysio, no Recreio Shopping, na Zona Oeste da capital fluminense. De acordo com Larissa Gastmann, de 46 anos, uma das fundadoras do Instituto de Defesa dos Direitos do Homem - que organiza o simpósio, o evento vai debater soluções concretas para falsas denúncias, alienação parental e violência contra homens.

“A importância de se abrir espaço para debates como esse é de dar visibilidade a um problema social que acontece cada vez mais dentro das famílias como consequência direta do aumento dos divórcios, ou porque a sociedade não vê como grave a violência de uma mulher contra o homem”, explicou Larissa Gastmann.

A co-fundadora do instituto destacou ainda que existe um “pensamento comum” de que defender o direito dos homens é ser contra as mulheres. De acordo com ela, essa não é a realidade. “Inclusive, temos muitas mulheres que sofrem, de forma indireta, os abusos cometidos contra homens: mães, filhas, esposas, avós, etc”, disse.

Em entrevista à Itatiaia, Larissa Gastmann contou que, no ano passado, o simpósio foi alvo de diversas críticas e previu que o mesmo deve acontecer neste ano. “A crítica vem pela não compreensão da importância dos temas. À medida que se é explicitado, a pessoa que critica vai tomando consciência de como o problema é sistêmico e atinge desde delegacias cheias de problemas até um convívio entre pai e filho.”

Aberto ao público, os interessados em participar do II Simpósio Nacional pelos Direitos Humanos Masculinos devem se inscrever por meio do site oficial do evento, disponível neste link. O evento vai contar com painéis temáticos para debate, rodas de conversa e palestras de especialistas.

O que é o Instituto de Defesa dos Direitos do Homem?

A entidade que organiza o evento é dedicada à promoção da igualdade e justiça para homens no Brasil. A missão da instituição é fortalecer a figura parterna, garantir acesso à defesa justa e promover a conscientização pública sobre as distorções legais que afetam homens e famílias.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...