Em razão das condições meteorológicas, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil de São Gonçalo informou que o município entrou em Estágio de Observação, devido à ocorrência de chuva e ventos fortes. Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (21) 98737-0807, ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
“A equipe de meteorologia seguirá no acompanhamento das condições do tempo e, em caso de necessidade, um aviso meteorológico poderá ser emitido”, destacou. O Centro de São Gonçalo ainda afirmou que, “em caso de acionamento de sirenes, a população deve seguir imediatamente para os pontos de apoio”.
Na capital fluminense, também houve registro de chuva forte no bairro da Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Já na Baixada Fluminense, o temporal provocou transtornos em São João de Meriti.
Segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, ventos fortes foram registrados na estação Vila Militar, na Zona Oeste, com rajadas de até 55,1 km/h entre 15h e 16h. Também houve pontos de alagamento, conforme o Centro de Operações do Rio de Janeiro.
CÉU PARCIALMENTE NUBLADO E PREVISÃO DE CHUVA PARA ESTA QUARTA-FEIRA (14/01) NO RIO
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) January 14, 2026
Segundo o Alerta Rio, o fim de tarde e noite desta quarta-feira (14/01) na cidade do Rio será de céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva isoladas.
Ao longo do dia,… pic.twitter.com/lkAIaWid6j
Clima
A previsão indica possibilidade de temporais em quase todo o estado do Rio de Janeiro. O maior risco de volumes elevados de chuva está concentrado nas regiões Sul e da Costa Verde, onde os acumulados podem ultrapassar 50 milímetros.
O estado permanece sob influência de ar quente vindo das regiões Norte e Nordeste, aliado à alta umidade. A tendência, de acordo com os meteorologistas, é de redução gradual das temperaturas nos próximos dias, com uma mudança mais significativa nas condições do tempo a partir do início da próxima semana.