A madrugada desta quarta-feira (5) foi marcada por fortes chuvas em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Ribeirão das Neves, Lagoa Santa e Vespasiano, onde uma câmera de segurança registrou chuva intensa e ventania por volta das 5h50, além da queda de uma árvore de grande porte em frente a uma escola.
Imagens enviadas à reportagem mostram a força do vento durante a chuva, que arrastou lama de um barranco no bairro Morro Alto. Em outro ponto da cidade, uma árvore caiu no meio da rua, próximo à Escola Municipal Nazinha Conrado Silva, na Avenida Existente. Com a queda da árvore, fios e parte da via ficaram comprometidos, e houve alagamento no local.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) foram acionados, já que a árvore interditava o trânsito. A região também ficou tomada por lama, entulho e lixo arrastados pela enxurrada.
Vale lembrar que, nesta quarta, Belo Horizonte amanheceu sob alerta de chuva e ventania, conforme comunicado divulgado pela Defesa Civil Municipal antes das 6h. O
Além do alerta da Defesa Civil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) cita possibilidade de
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.