'Um susto', diz motorista que escapou de carreta na contramão na BR-040
Francisco Lúcio Pereira estava com o filho quando teve o carro atingido de raspão em acidente que deixou dois mortos na manhã desta segunda-feira (24)

O motorista Francisco Lúcio Pereira de 48 anos estava levando o filho de 17 anos para a escola quando escapou do grave acidente entre um caminhão e um ônibus que deixou duas pessoas mortas e 23 feridas na manhã desta segunda-feira (24), na BR-040, entre Capim Branco e Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em entrevista à Itatiaia Francisco contou que seguia no sentido Belo Horizonte, na faixa da esquerda, quando o caminhão que vinha no sentido contrario invadiu a pista. "Eu vi o clarão da carreta vindo na minha direção e acelerei para passar o ônibus, que estava na faixa da direita", relembra.
Mesmo assim, o caminhão chegou a colidir levemente com o carro de Francisco, antes de bater de frente com o ônibus. "Eu perdi o controle do carro e parei mais a frente, quando olhei a carreta já tinha batido no ônibus, que tombou", relembra. Apesar dos danos no veículo, Francisco e o filho não tiveram ferimentos.
O motorista explicou que logo após a batida a carreta começou a pegar fogo, e mesmo assustados, ele o filho começaram a resgatar os passageiros do ônibus às pressas. "Nunca vi nada parecido, por sorte retiramos bastante gente do ônibus, nem imaginávamos que o fogo ia chegar nele também", relembra.
O fogo da carreta se alastrou pela vegetação, e acabou atingindo o veículo de transporte.
"Apesar do susto, e da tristeza de perder duas pessoas, foi gratificante escapar e poder ajudar a salvar aquelas pessoas", conta.
As duas mortes foram confirmadas no local, sendo uma pessoa no caminhão e outra no ônibus.
Testemunhas reclamam de demora no socorro
Francisco e o filho também relataram que o socorro demorou muito tempo. Segundo eles o primeiro a chegar foi um carro de apoio da concessionária, em seguida chegaram os bombeiros e as ambulâncias cerca de uma hora depois do acidente.
Em entrevista à Itatiaia outro motorista que estava no local e ajudou a socorrer algumas vítimas também comentou a espera: "O que mais me marcou foi a demora para o socorro chegar, foi perto de um pedágio, não entendi", comentou Jonas Maciel.
A reportagem procurou a Via Cristais, concessionaria responsável pelo trecho, que informou em nota que assim que acionada, a equipe deslocou-se para o atendimento da ocorrência e, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Samu e demais equipes de emergência, atuou no suporte à ocorrência e aos envolvidos.
"A Via Cristais se solidariza com todos os envolvidos e seus familiares e reforça que a segurança e o atendimento às pessoas são prioridades em situações como essa", diz a nota.
O Sargento Davidson Gatti do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) afirmou em vídeo que as viaturas se deslocaram imediatamente após serem acionadas.
Ônibus saiu de Minas Novas
O ônibus partiu de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha e seguia para Belo Horizonte.
A Itatiaia procurou a empresa Pássaro Verde, responsável pelo ônibus, que informou em nota que os passageiros e os dois motoristas foram socorridos e encaminhados para unidades de saúde em Sete Lagoas e Contagem.
A empresa informou que ainda não foi oficialmente confirmado o estado de saúde dos passageiros.
"A Viação Pássaro Verde está prestando todo o suporte necessário às vítimas e aos seus familiares e acompanha a apuração das circunstâncias do acidente junto aos órgãos responsáveis. Novas informações serão divulgadas assim que forem oficialmente confirmadas", finaliza a nota.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.




















