A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza neste domingo (14) um processo seletivo inédito voltado a estudantes do ensino médio. Ao todo, 45.571 candidatos farão provas, que serão aplicadas em quatro áreas do conhecimento. É a primeira vez que a instituição adota esse formato de seleção seriada.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, o novo processo funciona como uma via complementar ao Enem, que continua sendo a principal porta de entrada para os cursos de graduação da universidade. A iniciativa amplia as chances de ingresso, especialmente para estudantes que ainda estão cursando o ensino médio, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Leia também:
O processo seletivo integra o ciclo 2025–2027, com ingresso previsto para 2028. A maioria dos inscritos é formada por estudantes do primeiro ano do ensino médio. Do total de candidatos, cerca de 40 mil têm até 17 anos, enquanto aproximadamente 5 mil têm entre 18 e 25 anos.
A maior parte dos estudantes escolheu Belo Horizonte como local de prova: cerca de 34 mil candidatos. Desses, 56% não residem na capital, o que, segundo a UFMG, demonstra o interesse de estudantes de várias regiões de Minas Gerais e de outros estados em ingressar na universidade.
Neste ano, além de Belo Horizonte, as provas também serão aplicadas em Montes Claros, onde a UFMG oferece cursos de graduação, e em municípios da Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Nova Lima, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. A universidade já planeja ampliar gradualmente o número de cidades com aplicação das provas a partir de 2026.
Orientações aos candidatos
As provas começam às 14h, com abertura dos portões a partir das 12h30. A UFMG reforça a importância de que os candidatos cheguem com antecedência e confiram previamente o endereço do local de prova no comprovante de inscrição.
A instituição destaca ainda que esta é apenas a primeira de três etapas do processo seletivo. A pontuação obtida neste domingo corresponde a 20% da nota final, funcionando também como uma oportunidade para que os candidatos se familiarizem com o formato da seleção e se preparem melhor para as próximas fases.