Terra de dinossauros e Chico Xavier, Uberaba (MG) recebe título de geoparque mundial da Unesco
Prefeitura espera atrair investimento e ampliar o turismo local; O “Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes” é o primeiro da região sudeste e o sexto do Brasil

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebe nesta quarta-feira (27) o título de geoparque mundial - áreas de proteção e celebração de recursos geológicos, reconhecidas como sendo de excelência mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A chancela oficial acontece em uma cerimônia no Centro Administrativa de Uberaba, a partir das 11h.
O geoparque de Uberaba é o sexto no país e o primeiro da região Sudeste a receber o reconhecimento internacional. De acordo com o Sebrae Minas, que atua na região junto com a prefeitura para a promoção do turismo local, tudo começou após uma tese de doutorado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) identificar o potencial da região.
Em homenagem aos três pilares fundamentais da cidade, o mais novo geoparque brasileiro será chamado de "Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes".
Uberaba espera aquecer setor de turismo
Em entrevista à Itatiaia, a prefeita Elisa Araújo (PSD) afirmou que o título de geoparque significa trazer visibilidade mundial para a cidade mineira e fomentar o eixo turístico da região.
"Uberaba possui características únicas no mundo que nos permitem ser um geoparque. Porém, só ter essas características não bastava. Tivemos todo um trabalho de organizar a cidade para receber os avaliadores da Unesco no ano passado. Organizamos o receptivo turístico, capacitamos guias turísticos, o que antes não havia na cidade, montamos uma infraestrutura", contou.
O trabalho que começou em 2019 proporcionou que os avaliadores da Unesco dessem nota máxima ao visitarem Uberaba, em junho de 2023. Agora, com o título de geoparque em mãos, a cidade quer se tornar um polo turístico.
"A nossa aposta é que essa visibilidade atraia investidores que possam desenvolver a rede hoteleira, de alimentação e turismo, fomentando emprego e renda. Uberaba é uma cidade de 360 mil habitantes, mas com muito potencial para se tornar um destino turístico. A perspectiva é de um aumento significativo [de turistas neste ano]. Vimos isso acontecer com outros geoparques que nós visitamos. [Vimos] como a chancela da Unesco foi uma virada de chave para a região", afirmou.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Geoparque ainda conta com apoio da Câmara Municipal de Uberaba.
Participe dos canais da Itatiaia:
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.


