Temporal causa série de ocorrências em BH, com 12 árvores caídas e vias bloqueadas

Cidade tem previsão de pancadas de 20 a 40 mm e rajadas de vento de 50 km/h até quarta-feira (3)

árvore cai na Andradas

As chuvas e ventanias que atingiram Belo Horizonte entre segunda-feira (1º) e esta terça-feira (2) provocaram diversos transtornos em vários bairros da capital. A Prefeitura de BH registrou ao menos sete ocorrências de queda de árvores sobre fiações, enquanto o Corpo de Bombeiros contabilizou 12 árvores caídas em BH e região — sete sobre residências e quatro sobre veículos.

Foram, ao todo, pelo menos 62 chamadas relacionadas a vistorias e cortes de árvores. Desse total, 34 foram solicitações de vistoria por risco de queda, sendo 25 na capital, e 2 pedidos de corte por risco iminente, ambos em Belo Horizonte.

A instabilidade continua. Há previsão de pancadas de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento de cerca de 50 km/h até as 8h desta quarta-feira (3). Veja recomendações

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
    Fonte: Defesa Civil de BH

A Região Oeste foi uma das mais afetadas pelo volume de chuva. Em menos de três dias, o acumulado chegou a 40,2 mm, o que corresponde a 11,9% da média prevista para todo dezembro (339,1 mm). Só nas últimas 12 horas, foram 31,6 mm, equivalente a 9,3% do total esperado para o mês.

Leia também

Entre os pontos com maior impacto está a Rua 28 de Setembro, no bairro Esplanada, na Região Leste, onde uma árvore rompeu redes de energia e telefonia. A Cemig atuou no local e moradores informaram que o fornecimento já foi restabelecido.

Na Avenida dos Andradas, no bairro Pompéia, na altura do número 4.003, também na Leste, outra árvore caiu e bloqueou parcialmente a via. Equipes da Prefeitura e da Cemig trabalham na remoção desde as primeiras horas do dia.

No início da manhã, por volta das 6h30, chovia em toda BH. O Barreiro registrava chuva moderada, segundo a Defesa Civil. Já a Pampulha teve pancadas fortes por volta das 5h30.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

Ouvindo...