Taxistas protestam contra biometria em BH e pedem suspensão imediata da medida
Categoria realizou manifestação em frente à sede da prefeitura e afirma que não foi consultada sobre o sistema; PBH diz que abriu chamamento público para implantação da tecnologia

Taxistas realizaram um protesto nesta terça-feira (4) em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte para contestar a implantação de um sistema de biometria nos veículos da categoria. Os motoristas pedem a suspensão imediata da medida e afirmam que faltou diálogo por parte do poder público na hora de aderir a tecnologia.
Segundo os manifestantes, a principal preocupação é o monitoramento das atividades dos taxistas, incluindo horários de trabalho e dados das corridas realizadas. Durante o ato, o taxista Mairon Melo afirmou que a categoria teme o uso indevido das informações coletadas pelo sistema.
"Nós não sabemos porquê, mas eles querem monitorar o taxista: o horário de saída de trabalho, o horário de chegada e todas as corridas, inclusive as canceladas. A gente tem muito receio dessas informações caírem nas mãos de pessoas erradas no futuro", comentou o trabalhador da categoria.
Outro participante do protesto, Marcelo Rezende, disse que a categoria não foi devidamente informada sobre o projeto. “Foi feita uma reunião a portas fechadas, onde o sindicato não representa a maioria. A gente precisa discutir, precisa tratar. Está tudo muito obscuro e não temos conhecimento. Queremos diálogo e a suspensão urgente da portaria”, afirmou.
Além da crítica à biometria, os taxistas reivindicaram a criação de um aplicativo público de táxi em Belo Horizonte. Segundo eles, a ferramenta poderia aumentar a segurança dos passageiros e ampliar a renda dos profissionais diante da concorrência com as plataformas de transporte por aplicativo. Os trabalhadores também aproveitaram a manifestação para cobrar mudanças nas regras de circulação na pista do Move. Eles defendem que veículos de táxi possam utilizar a faixa exclusiva mesmo quando estiverem sem passageiros, por considerarem o serviço parte do sistema público de mobilidade urbana da capital.
Em nota enviada à reportagem da Itatiaia, o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários (Sincavir), entidade que representa os taxistas, informou que não participou do protesto. Já a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que abriu um chamamento público para que empresas interessadas apresentem propostas para implantação do sistema de biometria nos táxis da cidade. Segundo a administração municipal, o processo ainda está em fase de seleção das empresas participantes.
Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


