Suplente é preso suspeito de mandar matar vereador para ocupar vaga no interior de MG

Caso aconteceu na cidade de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais

Suplente é preso suspeito de mandar matar vereador para ocupar vaga no interior de MG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um suplente imediato acusado de mandar matar um vereador de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha. O mandado de prisão preventiva foi cumprido nessa terça-feira (9).

A vítima dos ataques é o vereador Ronildo Mendes Barbosa (Solidariedade), conhecido como “Ronildo Meu Povo”, de 51 anos. Segundo as investigações, o suspeito tinha interesse na vacância do cargo.

O suplente é apontado pela PCMG como o mandante do crime. O executor também foi preso. A dupla tentou matar Ronildo Meu Povo duas vezes: em 15 de outubro e 11 de novembro.

Na primeira tentativa, o executor disparou contra a vítima, que conseguiu fugir e se esconder em uma área de mata. Na segunda, o executor foi à casa do vereador, colocou fogo no carro do caseiro e deixou estojos de munição para intimidar a família.

Os investigadores chegaram aos possíveis autores do crime após análise de câmeras de segurança, oitivas de testemunhas, levantamento de rotinas e trabalhos de campo. A PCMG descobriu que os suspeitos mantinham uma rotina de monitoramento da vítima.

“Houve a junção de desses elementos testemunhais com essas imagens que a gente conseguiu recolher, vendo que havia um monitoramento em torno da vida desse vereador, nos dias de reunião da Câmara”, afirmou o delegado Amaury de Albuquerque.

Após o primeiro ataque, a Câmara Municipal de Novo Cruzeiro emitiu uma nota de repúdio para condenar a violência contra Ronildo Meu Povo.

“Estamos profundamente preocupados com este incidente e condenamos, veementemente, qualquer forma de violência. Expressamos solidariedade ao Vereador e a seus familiares, e, solicitamos providências às autoridades competentes a devida apuração e punição para este ato criminoso contra a vida”, disse José Admílson Almeida, presidente da Casa.

Com informações de Thiago Cardoso, da Rádio 98 FM Teófilo Otoni

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...